Artrodese Cervical

O que é?

A artrodese de coluna cervical é um procedimento cirúrgico realizado para estabilizar o movimento entre duas ou mais vértebras. Essa estabilização é obtida através da formação de pontes ósseas que unem as vértebras, impedindo a movimentação e formando um bloco de osso no segmento operado. Mantém o alinhamento e o espaço adequado entre as vértebras, reduzindo, assim, a dor e a limitação da capacidade de movimentação.

Quando é indicada?

As cirurgias da coluna cervical servem para o tratamento de dores cervicais intratáveis clinicamente, hérnias de disco, compressões medulares, estenose de canal, espondiloartroses e deformidades da coluna.

Como é feita?

Artrodese cervical anterior: chamada de pela sigla em inglês ACDF, é a técnica mais clássica para descompressão cervical de hérnias de disco, na qual microscopicamente é retirado o disco doente e colocado um espaçador que promove a artrodese ou fusão vertebral. Normalmente quando 1 ou 2 níveis não precisa de fixação com parafusos.

Artrodese cervical posterior: é uma cirurgia pela parte de trás do pescoço (nuca), com descompressão pela retirada do osso (laminectomia) e fixação da coluna com pequenos parafusos.

Artrodese cervical combinada VA e VP: é a descompressão da coluna cervical pela frente e complementada atrás, seja para melhorar a descompressão ou para melhorar a sustentação biomecânica da coluna.

Precisa de internação?

Sim. A artroplastia será realizada em centro cirúrgico com anestesia geral. Como é uma cirurgia minimamente invasiva o tempo de internação é bem curto, podendo variar entre um e dois dias.

Como é o pós-operatório?

De maneira geral, não há necessidade de repouso absoluto após o procedimento e paciente é estimulado a se movimentar e andar desde o primeiro dia após a operação, com ajuda da fisioterapia. Pode haver algum desconforto no local da cirurgia, em particular, nas primeiras 3 a 4 semanas, que pode ser controlado com medicações analgésicas.

Em casa, são necessários cuidados simples de higiene e curativo da ferida operatória conforme orientado pelo cirurgião, e os pontos são retirados em consulta de retorno. Após a retirada dos pontos, geralmente inicia-se a fisioterapia para reabilitação.

Tratamentos