A endoscopia de coluna é uma evolução da cirurgia tradicional, uma moderna técnica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal), que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna, pois mostra ser um método menos traumático, com resultados clínicos semelhantes ou até melhores quando comparado com as técnicas convencionais. Por meio de uma pequena incisão (menor que 1cm) é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão, sendo possível a visualização direta por vídeo para que o médico veja internamente o problema e as estruturas nervosas.
A cirurgia de endoscopia de coluna é uma técnica indicada para tratar problemas com as hérnias de disco lombar, hérnias de disco cervical e alguns casos de estenose, por meio da cirurgia com vídeo da coluna. Algumas condições do paciente e da doença na coluna não permitem a realização desta técnica a equipe do Bahia Spine Group fará uma avaliação individualizada e criteriosa que consiste na história da doença, exame físico completo e exames de imagem.
Para realizar a endoscopia de coluna, o cirurgião introduz um fino tubo (cânula), por meio de uma pequena incisão, até o local do problema, nela passará uma câmera com fibra ótica na parte interna do endoscópio que transmitirá as imagens por vídeo em um monitor. O cirurgião, então, consegue acessar e remover a hérnia de disco, além de descomprimir a região, causando um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura. Isto permite um pós-operatório menos doloroso e um retorno precoce às atividades normais. Muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento. A anestesia pode ser a local associada à sedação ou a anestesia geral. Normalmente o paciente pode receber alta no mesmo dia.