Escoliose: Correção Cirúrgica

A escoliose é uma condição anormal da curvatura lateral da coluna vertebral no plano frontal que afeta 2-3 % da população em diferentes graus. O início da escoliose  pode começar no nascimento ou se manifesta na infância ou início da adolescência, mas frequentemente aparece entre as idades de 10 a 15 anos. Nesta idade, ocorre um pouco mais em mulheres em relação aos homens e as mulheres evoluem para correção cirúrgica até oito vezes mais.

A escoliose estruturada pode ser classificada em vários tipos, sendo os mais comuns: idiopáticas (60-80%), congênitas (15%), neuromuscular (10%) e neurofibromatose (5%). Já as não estruturadas foram classificadas em posturais,  compensatórias, irritação de raiz nervosa, inflamatórias, anisomelia e contraturas da articulação coxofemoral.

Quando é indicada?

A indicação para correção cirúrgica das escolioses é a progressão da curva que não pode ser controlada por meio de métodos conservadores. Para as escolioses idiopáticas, que são as mais comuns, curvas acima de 45-50 graus medidas pelo método de Cobb têm indicação para correção cirúrgica, lembrado sempre que cada caso deve ser avaliado individualmente.

Curvatura avançada em escoliose pode levar à disfunção de múltiplos órgãos e dor. Antes da correção cirúrgica uma avaliação pré-operatória completa será conduzida pela equipe do Bahia Spine Group, com o desenvolvimento de um plano intra-operatório e pós-operatório detalhado levando em conta as comorbidades do paciente, necessidade de monitorização intra-operatória da medula espinhal, o potencial de perda de sangue, bem como a antecipação de possíveis complicações pós-operatórias.

Como é o pré-operatório da cirurgia de escoliose?

Como a correção de escoliose é uma cirurgia eletiva, há tempo preparar os pacientes, em especial aqueles que tenham comorbidades significativas. Com atenção ao estado nutricional, função pulmonar, cardíaca e controle da pressão arterial.

Como é feita a cirurgia?

Na maioria dos tratamentos de escoliose é feita por artrodese, que podem ser feitas por três vias de acesso: posterior (principalmente) anterior e combinado. A artrodese da coluna consiste em um processo de fundição de ossos, realinhando as vértebras. É realizado um enxerto ósseo entre as vértebras de modo que a artrodese se consolide da mesma forma que um osso quebrado. Para que isso aconteça, hastes de metal são presas com parafusos e ganchos para manter a coluna alinhada enquanto ocorre o processo de consolidação da artrodese.

As hastes utilizadas no procedimento geralmente não precisam ser removidas da coluna posteriormente. Entretanto, algumas poucas pessoas podem necessitar remover para evitar complicações de casos específicos.

Quanto tempo dura uma cirurgia de escoliose?

A cirurgia de escoliose varia entre 3 e 8 horas dependendo do grau de curvatura da deformidade e do número de vértebras que deverão ser corrigidas durante a artrodese. A grande maioria dos casos dura em torno de 5 horas de procedimento.

Como é o pós-operatório da cirurgia de escoliose?

Os primeiros dias após a cirurgia de escoliose são os mais desconfortáveis, mas a dor pode ser controlada com as medicações analgésicas. A maioria dos pacientes relata melhora da dor na primeira semana posterior. A deambulação precoce, estímulo para o paciente caminhar, é realizado logo no primeiro dia da cirurgia. Normalmente, o paciente sai com um dreno para tirar o excesso de sangue da ferida operatória e não suja o curativo e passa o primeiro dia após a cirurgia em uma unidade de terapia intensiva, mas logo após vai para o quarto. O tempo de internação hospitalar vai de 3-5 dias, a depender de cada caso.

Quanto tempo de repouso após cirurgia de escoliose?

As atividades de vida diárias como tomar banho sozinho, subir alguns lances de escadas, caminhada dentro de casa entre outras são liberadas logo após a alta. Com duas a três semanas após a cirurgia, o paciente poderá retomar outras atividades gradativamente, contanto que estas não envolvam esforço físico. Para a garantia dos resultados, um acompanhamento detalhado e será feito pela equipe do Bahia Spine Group para determinar a qualidade do resultado e controle do uso de medicamentos.

A maioria das pessoas sente que as suas costas se normalizam (ficando mais reta) logo após o procedimento, ao longo do acompanhamento medico e após a liberação elas são liberadas para à rotina do dia a dia e participar da maioria das atividades físicas. Porém, antes de retornar a prática de esportes, a artrodese da coluna deve estar totalmente consolidada. Para isso, um período de 6 a 12 meses após a cirurgia é necessário para o caso de esportes de contato físico e de 4 a 6 meses para todas as outras.

Agende uma avaliação com um de nossos especialistas.

Tratamentos