É uma técnica de tratamento minimamente invasivo para o tratamento de dor na coluna com a aplicação de medicação como corticoides e anestésicos nos orifícios onde passam os nervos que se dirigem aos membros.
É indicada no controle da dor que se origina pela irritação do nervo ou, nos casos de múltiplas hérnias, para ajudar a definir exatamente qual é a origem da dor, como teste terapêutico. Neste caso, com a aplicação de medicação é possível identificar claramente o local lesionado.
No momento da infiltração, é realizada uma anestesia local na pele com uma agulha muito fina. Geralmente, a região da infiltração fica amortecida por algumas horas. O médico utiliza equipamentos de imagem (intensificador de imagens) para guiá-lo até o local exato para aplicar a medicação. A ação analgésica aguda é proporcionada pelo anestésico local e a anti-inflamatória a médio e longo prazo, pelo corticoide. O procedimento é feito no Centro Cirúrgico para comodidade e segurança do paciente, com o auxílio de anestesista e toda a técnica de assepsia adequada. A anestesia é local com sedação, sem a necessidade de anestesia geral
Não há necessidade, apesar de ser um procedimento realizado em hospital é feito em regime de “day hospital”, com a entrada e alta no mesmo dia.
O paciente pode fazer suas atividades normalmente mantendo os mesmos cuidados de antes do procedimento.