Lombalgia ou Dor Lombar

O quadro de lombalgia ou dor lombar significa qualquer processo doloroso na região da coluna lombar, entre a décima segunda costela até o sulco interglúteo.

A dor lombar é o segundo principal motivo para as consultas médicas no mundo, perde apenas para o resfriado comum. Aproximadamente 80% da população mundial desenvolve algum quadro de dor lombar.

Em geral, as pessoas que apresentam dor lombar na adolescência, também serão acometidas quando adultas, sendo que um percentual considerável (em torno de 25%) apresentam sintomas persistentes.

Motivo da dor

A principal causa para a dor lombar são causas mecânicas, relacionadas à utilização errada da coluna, principalmente por falta de ergonomia nas atividades diárias, esforços repetitivos e excesso peso.

Os fatores que contribuem para a lombalgia são:

  • fortalecimento muscular inadequado (principalmente os músculos de sustentação e estabilidade do tronco)
  • degenerações discais lombar ou discopatia degenerativa lombar
  • obesidade
  • tabagismo

Como resultado, ocorrem entorses e/ou distensões musculares e ligamentares, que geram dor muscular localizada e estresse das articulações facetarias, podem ocasionar também osteoartrose da coluna.

Como é feito o diagnóstico?

É necessária uma avaliação pelo médico que fará uma coleta de todas as informações sobre o processo doloroso com anamnese e exame físico.

O raio x simples, geralmente, é o primeiro exame. Mas pode haver necessidade de outros como tomografia computadorizada, ressonância magnética e, em alguns casos raros, mielografia, todos com indicação criteriosa e embasada em hipótese diagnóstica.

Achados anormais em um exame de imagem não necessariamente explicam a causa da dor, ou seja, pessoas sem qualquer sintoma podem apresentar em exames alterações estruturais na coluna que talvez nunca causem dor ou outros sintomas, assim como pessoas com sintomas de dor podem apresentar exames absolutamente normais.  As alterações de exames de ressonância magnética em pessoas assintomáticas podem ser de mais de 30 %.

Por isso é importante que cada caso seja avaliado por médicos especializados como os que integram o corpo clínico do Bahia Spine Group. Médicos que irão analisar o paciente de forma criteriosa e individualizada para formar um diagnóstico assertivo.

Coluna Vertebral