Você já se perguntou qual a causa das mulheres terem mais dor nas costas? O sexo feminino está mais sujeito a problemas de coluna do que o sexo masculino por levarem uma rotina com maior carga de esforço por conta das atividades diárias. Além do trabalho, elas conciliam o tempo entre fazer atividades físicas, tarefas domésticas e cuidar dos filhos. Uma jornada e tanto, não é?
Essas atividades necessitam de boa postura, o que muitas vezes não ocorre, elevando a frequência de dores nas costas. Além desses fatores da rotina, há também fatores fisiológicos e emocionais que influenciam no surgimento das dores.
1) Sapatos altos
Os famosos saltos altos podem desestabilizar o corpo, prejudicando a coluna. Quando usados com menos frequências, podem causar só dores lombares, mas o uso diário pode provocar desgaste maior na coluna e até mesmo problemas mais graves como hérnia de disco.
2) Osteoporose, fibromialgia e artrite
O público feminino é geneticamente mais propenso a desenvolver essas doenças, isso porque os ossos femininos são naturalmente mais finos, leves e frágeis que o dos homens.
3) Realização de exercícios físicos de forma inadequada
Começar a exercitar o corpo é fundamental, mas exige cuidado. É importante que seja acompanhado de um profissional para que a execução seja correta. A má postura ou carga excessiva podem causar danos à coluna e muitas dores nas costas.
4) Gravidez
Estudos indicam que mais de 50% das mulheres grávidas possuem algum problema na coluna durante a gravidez, por conta das mudanças estruturais do corpo durante a gestação.
5) Uso de bolsas grandes e pesadas
Isso causa um desequilíbrio muscular que vai refletir principalmente na coluna que a gente usa mais para sustentação.
6) Estresse e ansiedade
Esses são dois fatores emocionais para desencadear dor nas costas.
Veja as dicas da nossa fisioterapeuta Karina Andrade.
Agende uma consulta com um de nossos especialistas. Clique aqui.