Prótese de Disco Cervical ou Artroplastia

A cirurgia para a colocação de prótese de disco cervical é chamada de artroplastia. Nessa cirurgia, o disco lesionado é retirado e substituído por uma prótese articulada, que estabiliza e tenta reproduzir o movimento normal da coluna.

Como é feita?

Neste procedimento, o disco inteiro é retirado por meio de uma incisão na parte anterior do pescoço, sendo substituído por uma prótese de metal e polietileno de alta densidade. A prótese permite a retomada dos movimentos, mesmo com a retirada do disco.

Quando é indicada?

A artroplastia cervical tem seu uso indicado nos casos de hérnias de disco cervicais, podendo ser utilizada em pacientes que apresentem o problema em 1 ou 2 discos. Para que seja considerada a substituição de disco cervical, o paciente deve atender a alguns critérios, como:

  • Dor cervical significativa podendo estar associada a sintomas neurológicos, que irradiam para o braço como formigamentos e perda de força no membro (radiculopatia).
  • Quadro clínico que dure pelo menos de 8 a 12 semanas, associado a falha no tratamento não cirúrgico/conservador.
  • Perda de força e/ou movimentos de pernas e braços, entre outros sintomas como perda do controle de esfíncteres (mielopatia cervical devido à compressão discal)
  • Ausência de artrose das articulações posteriores da coluna cervical

É necessário internação?

Sim. A artroplastia será realizada em centro cirúrgico com anestesia geral. Como é uma cirurgia minimamente invasiva o tempo de internação é bem curto, podendo variar entre um e dois dias.

Como é o pós-0peratório?

Normalmente, a recuperação no pós-cirúrgico é rápida e o paciente consegue retornar as atividades que realizava antes da lesão no disco cervical. A colocação da prótese não exige o uso do colar cervical, diferente do que acontece em alguns casos quando se coloca placa e parafuso para fixar a coluna, quando é necessário o uso do colar durante 6 semanas, o que traz um incômodo muito grande para o paciente.

 

 

 

Tratamentos