A cirurgia para a colocação de prótese de disco lombar é chamada de artroplastia. Nessa cirurgia, o disco lesionado é retirado e substituído por uma prótese articulada, que estabiliza e tenta reproduzir o movimento normal da coluna.
Neste procedimento, o disco inteiro é retirado por meio de uma incisão minimamente invasiva, sendo substituído por uma prótese de metal e polietileno de alta densidade. A prótese permite a retomada dos movimentos, mesmo com a retirada do disco, porque evita a sobrecarga no restante da coluna.
A artroplastia lombar é indicada aos pacientes com lombalgia ou dor ciática que não tenham obtido sucesso com tratamentos clínicos e tenham, simultaneamente, um comprometimento significativo da integridade do disco intervertebral. Por manterem a mobilidade lombar, as artroplastias da coluna lombar são indicadas para pacientes com pouca artrose da coluna lombar (espondilose), geralmente pessoas com menos de 50 anos.
Sim. A artroplastia será realizada em centro cirúrgico com anestesia geral. Como é uma cirurgia minimamente invasiva o tempo de internação é bem curto, podendo variar entre um e dois dias.
Normalmente, a recuperação no pós-cirúrgico é rápida e o paciente já consegue caminhar no primeiro dia após a cirurgia, e retoma as atividades habituais entre 3 e 6 semanas, em média.
Pode haver algum desconforto no local da cirurgia, que pode ser controlado com medicações analgésicas.
Em casa, são necessários cuidados simples de higiene e curativo da ferida operatória conforme orientado pelo cirurgião, e os pontos são retirados em consulta de retorno. Após a retirada dos pontos, geralmente inicia-se a fisioterapia para reabilitação